sábado, 30 de janeiro de 2010

Poeira

Um dia levantamos e encontramos no espelho, nosso papel irrisório no mundo.
Decidimos então tentar adiar o inadiavel, enchemos o armário dos mais variados produtos antienvelhecimento para o rosto, corpo e cabelo. No primeiro mês, que beleza! Usa três vezes ao dia, no segundo, duas é sufuciente! E no terceiro mês ... Isto é creme, shampoo ou protetor solar?
No quarto mês percebemos então que é preciso algo além da estética para melhorar a aparência. É preciso se aceitar!
É muito estranho, mas às vezes me pego com um gosto na boca que não é daqui nem de hoje. Um aroma distânte ... Cheiro de juventude. Já sentiu isto? Cheiro de juventude?
Você deve achar que estou ficando louca, mas é a mais pura verdade.
É aquele cheiro de chuva em dias de frio que tem gosto de pipoca com TV. E por alguns instantes até ouço a voz da minha mãe:
- Acorda! Está na hora! Não vá se atrasar para a aula!
- Só mais cinco minutos, mãe - respondia ainda com sono, naquele mundo aconchegante, seguro. Mundo de mãe e pai. Mundo onde pedimos e ofertamos carinho, sem medo, sem barreiras de expressarmos nossos sentimentos.
O futuro então nos parece algo que nunca chegará.
Mas ele chega, mais rápido do que pensávamos, e sem piedade devora nossa juventude, nossa inocência, nosso mundo de super-herois.
Mesmo assim, é admiravel nossa capacidade de regeneração às tempestades. Conhecemos então a dor, o sofrimento e a nostalgia, que muitas vezes vem em forma de saudade.
Os anos passam ... Mais a idade, mil escolhas e um caminho. Desenhamos assim a poeira do tempo, que pode ser dolorido ou indolor.
Sabe, até meus olhos mudaram, já foram mais cativantes, mais pecientes. E que disposicão para conhecer e ajudar pessoas.
Hoje estou mais quieta no meu mundo, um mundo tranquilo e sen palpites, menos aventuras, mas sem erros.
Os " tempos de hoje " são bem diferentes do meu, às vezes ainda deparo - me com " o meu tempo " pela cidade, é como se fosse um rastro ... Poeira, que aparece de repente para me criticar. Esta poeira pode sufocar muita gente! Gente que não viveu! Que deixa a vida passar.
Gente que perdeu tempo mostrando ser o que não era para si própria. Gente que passou todo esse tempo sonhando e esqueceu que as realizações precisam de " mãos de obra ". Gente que espera primeiro organizar tudo para depois começar, sempre na seguda-feira. Gente que depois de muito tempo resolveu que deveria ter uma nova identidade. Gente que passou a vida do lado de alguém por comodidadee deixou de viver um grande amor. Gente que por algum motivo parou de girara roda da vida e se deixou conduzir pelos fatos e acontecimentos.
Não se esqueça de que nós somos a história e sua poeira estará sempre por perto e dos que vivem a sua volta. Ela vai às mesma velocidadeque volta, trazendo cheiros, vozes, rostos, sensações ... Às vezes até sinto o cheiro da morte ... Não sei se por aqui ou acolá, mas sei que também faz parte da poeira.
Não importa se erramos mais ou acertamos mais, o importante é acertar os erros, é aceitar cada ruga e cada problema que trouxe.
Não tenha medo de fazer, talvez até se arrepender ...
Porque o tempo não da tempo ao que ficam no meio do caminho.

(...)